Experiência para ter emprego, emprego para ter experiência

É uma contradição que mexe com a cabeça de todo novo profissional: para conseguir um trabalho, exigem experiência, mas para ter experiência, é preciso já ter tido um trabalho. Parece um problema sem solução, mas existem alternativas para ajudar quem está passando por isso.

 f8c41a80-fbe9-11e3-aad6-d5248bb961ca_duvida_emprego_iStock

A saída é impressionar os recrutadores com as cartas que você tem na manga e com aquelas que você pode adquirir. Quer descobrir quais?

Torne o que você fez no seu tempo livre em algo importante

Não trabalhar não significa não exercer atividades no tempo livre. É muito recomendável inserir no currículo informações sobre possíveis trabalhos voluntários exercidos. Além de serem bem vistos devido ao cunho social, eles possibilitam o desenvolvimento de habilidades necessárias no universo profissional.

Evidencie as atividades acadêmicas

Pesquisas, teses, artigos publicados, trabalhos e TCC podem – e devem – enriquecer o seu currículo. São experiências que podem ter contribuído para o seu desenvolvimento como profissional e lhe acrescentado competências.

Se garanta nas qualificações

Quando uma empresa exige experiência profissional, ela quer a garantia de que você tenha os conhecimentos necessários para o trabalho. E uma das maneiras mais efetivas de conquistar o conhecimento é por meio da qualificação. Faça cursos e mais cursos. Participe de workshops, palestras e eventos relacionados a sua área. Uma lista de qualificações somada à explicação de como elas colaboraram com o seu crescimento, te colocam na jogada.

Invista em networking

Relacionamento tem muito valor. É muito comum que surjam oportunidades de onde menos se espera. Na faculdade, cursos ou ocasiões sociais, se houver abertura, exponha suas qualificações e projetos. Se suas ideias brilharem os olhos do ouvinte, você terá mais chances.

Considere todas as alternativas

Não tem problema se você não começar exatamente como imaginava. Trabalhos fora da sua área de formação ou cargos inferiores ao almejado devem ser considerados, já que possibilitam a expansão de capacidades e podem ser uma oportunidade de ingressar em uma boa empresa que ofereça oportunidade de crescimento.

Fonte: Jacqueline Carmo – Portal Carreira & Sucesso
Imagens: iStock

 

Deixe um comentário