Estágio: descubra como criar um currículo imbatível e convencer o recrutador

Conheça cinco segredos para se dar muito bem na entrevista de estágio e garantir aquela vaga na empresa dos seus sonhos

9obrpmg4i07niryk2vy1tbm0f

Conquistar a primeira vaga de estágio é o primeiro grande desafio da nossa vida profissional. Nessa hora surgem várias dúvidas: Como criar um currículo atrativo? Como acessar as melhores oportunidades? Como agir diante do recrutador durante uma entrevista? Se você estiver nessa situação, fique tranquilo e acompanhe cinco dicas que podem te ajudar a ter sucesso em todo o processo de seleção.

  1. Faça um exercício de autoconhecimento

Para não se arrepender mais tarde, faça escolhas coerentes, que combinem com o que você é e com o que você tem vontade de fazer. Por isso, pense sobre os seus valores, os seus gostos e a sua cultura. Não faz sentido buscar estágio em uma empresa que tenha valores diferentes dos seus, nem exercer uma atividade que não traz felicidade.

  1. Crie um currículo matador

Não tenha vergonha de compartilhar suas experiências. Toda experiência que tenha marcado sua vida e tem ajudado a crescer como pessoa e profissional pode ser colocada no seu currículo. Você já fez intercâmbio? Já fez trabalho voluntário? Faz parte de algum grupo de pesquisa na faculdade? Ajuda ou já ajudou pais, amigos ou familiares a tocar algum negócio? Auxilia no gerenciamento das atividades da casa? Tudo isso conta! Muita gente acha que experiência se limita a atividades profissionais anteriores ou que fazer faculdade é suficiente. Isso não é verdade.

Tenha histórias para contar, seja dos projetos acadêmicos que realizou, seja dos cursos dos quais já participou. Seus hobbies são interessantes? Coloque todos eles também no seu currículo!

  1. Divulgue seu conhecimento

Divulgue seu conhecimento para os potenciais empregadores. Cadastre seu currículo nos sites das agências de estágio mais consultadas pelos recrutadores. Para encontrar as maiores agências, faça uma pesquisa rápida nos sites de busca e peça sugestões aos coordenadores das centrais de estágio da sua faculdade e aos seus professores.

  1. Seja você mesmo e evite excessos

Você foi chamado para comparecer a uma entrevista de estágio? Então não vá marcar bobeira! Vista-se de maneira adequada, chegue com antecedência e tenha um currículo atualizado em mãos. Não tente ser uma pessoa que você não é, nem minta sobre qualificações que você não tem. Seja formal, mas sem exagerar, e evite usar gírias ou vícios de linguagem.

Seja positivo e demonstre que você merece um voto de confiança. Para isso, vá com algumas respostas na ponta da língua. Quais são os seus diferenciais? Como você costuma ser lembrado pelos colegas? Quais são os feedbacks que costuma receber?

  1. Não seja tímido

A entrevista é a melhor oportunidade para mostrar seu potencial. Então se comunique com eficiência e clareza. A forma como você fala, encadeia ideias e argumenta é avaliada pelos recrutadores. Imponha-se para que as pessoas que estiverem ao seu redor prestem atenção em você e no que você está dizendo. Maneje seu tom de voz, e olhe nos olhos dos seus ouvintes. Sair mudo e calado da entrevista ou da dinâmica de grupo é um péssimo negócio. Se você fizer isso, terá perdido a oportunidade de demonstrar que você é o candidato que os recrutadores estão buscando.

Fonte: Economia IG – Brasil Econômico
Imagens: Google Imagens

Deixe um comentário